quarta-feira, 24 de março de 2010

Retrocesso



Não sei quantos de vocês acompanham o reality show da rede Globo, mas o decepcionante desenrolar dos últimos acontecimentos e a evidente ascenção do homofóbico Dourado como o principal concorrente ao prêmio de R$1,5 milhões de reais, é simplismente frustrante.

A conivência, quase preferência, do público brasileiro com figuras como esta é preocupante, e para o público GLS significa uma afronta e um retrocesso do que já foi conquistado em anos de luta pelos direitos dos homossexuais.

Confira abaixo a opinião do autor André Fischer, criador do portal MixBrasil, idealizador e co-diretor do Festival Mix Brasil de Cinema e Video da Diversidade Sexual sobre o assunto.

"Somos Minoria

Você ainda está assistindo o BBB10?

A surpreendente reviravolta provocada no jogo com a saída de Serginho, redividiu a casa em 2 grupos: de um lado a trinca dos Sarados formada por Lia, Cadu e Dourado e do outro o que restou, já que Dicersar, Anamara e Fernanda nunca foram nem muito amigos.

Quando Anamara foi eliminada Fernanda surtou e disse que queria sair da casa já. Dicesar a acalmou dizendo que eles tem que lutar até o fim. Linda, loura e boa moça bem cuidada, certamente é a primeira vez que ela se sente minoria - e seu choro compulsivo é prova que não sabe lidar com isso. Dicesar relembrou as dificuldades de ser gay e ser aceito e disse que está acostumado a lutar e que não podem abandonar o jogo.

Entendo o discurso da vitimização, mas não acho que ele seja atraente para o ‘Brasil’ (maneira como comumente os brothers se referem o público do BBB).

O difícil paredão entre Dicesar e Serginho atraiu ‘apenas’ 12 milhões de votos contra os mais de 90 milhões da disputa entre Lia e Anamara. As duas não são muito mais populares que os dois coloridos.

Estava em jogo ali a sobrevivência de Dourado, o que mobilizou as massas. Interessante que pela segunda vez o UOL errou. Não deu Serginho, nem Anamara. A primeira conclusão é que quem lê UOL (ou pelo menos quem vota no BBB no UOL) está vendo diferente do resto.
A segunda é que no UOL é computado apenas um voto e na Globo não há limites, então os fãs de Dourado votam mais vezes.

A generalização é meio óbvia, mas o BBB é um laboratório das generalizações. Dourado é a personificação da sujeito grosso, que escrotiza viado e destrata mulher. E é com esse sujeito que o “Brasil’ se identifica.

O medo maior de todos é que esse ano tem eleição.

Esse BBB10 dá a impressão que o ‘Brasil’ bem pode escolher mais uma vez um monte de Dourados para ficarem mais milionários."

Via MixBrasil

2 comentários:

  1. Sou gay e sou a favor do Dourado. Ninguem comenta sobre como Dicesar 'apoiou' Elieser gritar com Lia, e chamar Dourado de 'menos homem' por isso. Ninguem comenta o fato de que Serginho diz que só faz sexo sem camisinha.

    Dourado é autentico, homofobico e machão. Mas ele não escrotiza ninguem. O fato dele ser mais ignorante e menos conhecedor dos assuntos que o resto, não o faz um escrotizador.

    O medo maior que tenho como viado é a vitimação. E não eleição. Toda minoria adora jogar isso na cara dos outros, como Dicesar disse: "Há 15milhoes de viados que vão votar nele.". O fato de ser viado não o melhora, nem piora como pessoa, ele devia se gratificar - ou não - pela personalidade dele (que é muito duvidosa).

    E ainda colocam um gay como o Serginho que é afetado, o esteriotipo que todo Brasileiro inculto, desinformado e aquém não esta preparado para aceitar - ainda.

    Estereotipação e essa 'sou vitima' só denigre a imagem dos gays, que o Brasil não esta preparado para aceitar.

    ResponderExcluir
  2. João,
    Apesar de termos diferentes pontos de vista, agradeço pelo seu comentário aqui no blog que mostra um outro olhar sobre as questões expostas.

    É conversando que gente se entende!

    ResponderExcluir