quarta-feira, 16 de junho de 2010

Psycho



O clássico Psicose (Psycho, 1960) de Alfred Hitchcock completa 50 anos como a obra prima do cinema de suspense, reconhecido mundialmente por sua icônica cena do assassinato no banheiro.



Apesar de ter estreado com críticas desfavoráveis em 16 de junho de 1960 em uma sala nova-iorquina, o filme acabou conquistando o público, que meio século depois continua fã desta obra emblemática.



O longa voltou aos cinemas em abril deste ano no Reino Unido e em 19 de outubro vai ganhar uma edição especial em formato blu-ray.

Psycho 50th Anniversary Edition incluirá uma versão remasterizada do filme em alta definição e contará com inúmeros extras, como um documentário sobre a realização do filme, o trailer original e uma análise da inconfundível cena do chuveiro.



Protagonizado por
Janet Leigh e Anthony Perkins, a trama leva o espectador a um estranho hotel administrado por Norman Bates, um homem que aparentemente vive submisso à mãe, onde chega uma mulher após ter roubado US$ 40 mil de sua empresa.



Uma parada no caminho será a última para a personagem interpretada por Leigh, que morrerá esfaqueada enquanto toma banho, em uma sequência tão reconhecida por suas imagens quanto pela sua trilha sonora, composta por
Bernard Herrmann.



Matar a estrela principal no início da trama não foi o único recurso memorável do "mestre do suspense": as decupagens elaboradas das cenas de assassinato e a escolha de Perkins - na vida real um homossexual enrustido e atormentado - para o papel de Norman, também contribuíram para o culto à obra.



Hitchcock ainda elaborou uma campanha de divulgação para evitar que o público conhecesse antecipadamente o final do enredo, além de rodar em estúdio fechado e obrigar a todos os envolvidos a assinar um contrato que os proibia de comentar a solução do mistério.

Com a ideia de manter a tensão durante as projeções, o diretor aparecia nos cartazes do filme alertando os espectadores que não era permitido entrar nas salas após o início da sessões.



Psicose foi baseado no romance homônimo de Robert Bloch publicado em 1959 e inspirado na figura de Eddie Gein, um assassino serial de Wisconsin que nos anos 50 colecionava restos humanos de suas vítimas em sua fazenda.


Via Cinema UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário