quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mestre da Fotografia







Um presente para todos os apreciadores da arte da fotografia, a exposição Brassai, Paris La Nuit (Paris à Noite) abrirá ao público na próxima terça-feira (12/07), a partir das 19h, com entrada franca, no Museu Oscar Niemeyer (MON).

O húngaro Brassai (1899-1984) adotou Paris após a Primeira Guerra Mundial e se transformou rapidamente numa das figuras mais importantes do seu tempo.

Originalmente um pintor, também se aventurou na literatura, escultura e cinema, até adquirir fama e prestígio como fotógrafo. Foi um membro da elite cultural de Paris, ao lado de nomes importantes da época como Miller, Picasso, Sartre, Camus e Cocteau, seus amigos.

Sempre com a câmera em punho, percorria as ruas e o underground de Paris à noite, registrando sua população marginal como as prostitutas, os gays e os mercenários, retratando-os in loco sem nenhum disfarce ou afetação.

A exposição é uma iniciativa da Aliança Francesa com curadoria de Agnes de Gouvion Saint-Cyr. Depois da temporada no MON, a mesma segue para Brasília, Campinas e Rio de Janeiro.

Serviço:
Paris La Nuit (Paris à Noite) – 97 fotos de Brassai. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico) - Galeria Niemeyer. Mais informações: (41) 3350-4400.


Horário de visitação: de terça a sexta – 10h às 18h. Até 22 de agosto. Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário