terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bienal de Arte Contemporânea


Considerada um dos maiores eventos do segmento na América Latina, a 6ª VentoSul - Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba acontecerá de 18 de setembro a 20 de novembro de 2011.

A mostra irá reunir obras de artistas de países de cinco continentes e, com essa abrangência, o evento cultural mais importante a ser realizado no Brasil, em 2011.

Os curadores são os experientes críticos de arte Alfons Hug (Bienal de São Paulo, Bienal do Fim do Mundo, na Argentina) e Ticio Escobar (Trienal do Chile, Bienal de Valência, na Espanha), que trabalham com o conceito curatorial "Além da Crise".

Como responsáveis pela co-curadoria, foram escaladas as críticas de arte Adriana Almada e Paz Guevara. A Bienal conta ainda com os curadores convidados Alberto Saraiva, Artur Freitas, Eliane Prolik e Simone Landal. Para a curadoria do Projeto Educativo foram escolhidas as especialistas Denise Bandeira e Sônia Tramujas.

A programação geral da Bienal de Curitiba inclui projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances e interferências urbanas, ocupando os principais espaços culturais de Curitiba.

Além de uma lista de artistas já confirmados, que inclui nomes de destaque como Neville D' Almeida (Brasil), John Bock (Alemanha), Darren Almond (Inglaterra), Boris Mikhailov (Ucrânia), Danica Dakic (Bósnia), Gutiérrez + Portefaix (Hong Kong), Adonis Flores (Cuba), Ricardo Lanzarini (Uruguai), Liliana Porter (Argentina), George Osodi (Nigéria) e Mark Lewis (Canadá), entre outros, a Bienal contará ainda com a participação de obras do artista curitibano Raul Cruz (já falecido) e uma seleção de obras de Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura paranaense.

Profissionais e estudantes de todas as áreas podem ampliar seus conhecimentos na Bienal de Curitiba.

O evento está selecionando voluntários, que terão a oportunidade de conviver com artistas do mundo todo, vivenciar o processo artístico e de museografia, além da possibilidade de debater com renomados críticos de arte, entre outras experiências.

Qualquer pessoa com interesse na área pode ser voluntária. A preferência é que tenha domínio em inglês ou espanhol. As vagas estarão abertas entre os meses de julho e setembro.

Os voluntários receberão um certificado de participação. Para se cadastrar é preciso acessar o site do evento e clicar em Participe - Seja um voluntário.

Via Curitiba Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário