O ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), órgão brasileiro responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores, agora quer cobrar direito autoral de blogs e sites que "embedam" músicas do Youtube, Vimeo e afins.
Não só quer fazer como já está fazendo, notificando vários sites e blogs. Já pensou como isso vai ficar pra todos nós blogueiros, tumbleiros, etc? Todo mundo pagando multa por embedar músicas e vídeos do Youtube?
O ECAD é um escritório de arrecadação e distribuição, uma sociedade civil, de natureza privada. E agora está indo pra cima de blogs cobrando multas de direito autoral baseado numa lei de 1998, feita numa época que Youtube nem exisitia e muito menos a compreensão do termo "embedar".
O Youtube paga pelo direito autoral e o embed colocado nos sites nada mais é que um link para o próprio Youtube. Não é streaming, nem hospedagem do conteúdo.
A gente entende assim, mas o ECAD diz que isto é uma nova transmissão feita por um terceiro e por isso temos que pagar. Às vezes as coisas são bem claras para quem sabe o que é internet. Normalmente fica difícil a compreensão só para a cabeça de alguns que enxergam alguma brecha ou oportunidade de...
Bom, deixa pra lá! A gente acredita no progresso do Brasil! Esperamos que o Poder Judiciário resolva este problema baseado na Lei. Ainda acreditamos que exista algum senso de justiça, inteligência e decência por aqui.
Leia aqui mais informações sobre o acontecido.
Via Papel Pop
Nenhum comentário:
Postar um comentário