quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Profilaxia Sexual

 
Num depoimento muito honesto e corajoso no Facebook, nosso querido amigo Gil Riquerme relata uma situação de risco que passou recentemente (a qual todos estamos sujeitos) e ainda aponta uma solução prática para o caso.
 
Adorei a naturalidade com que ele tratou a questão - com franqueza e sem medos, receios ou paranóias - que na realidade é muito mais comum e corriqueira do que todos gostaríamos de admitir.
 
Confira abaixo.
 
"Recentemente tomei um grande susto: descobri que um menino que eu estava ficando, com cerca de 20 anos, é soropositivo. Ele me disse isso após termos uma relação de pequeno risco.

Contei para um amigo e ele me mandou ir correndo no Instituto Emílio Ribas aqui em SP capital procurar um tratamento chamado PEP. Seria o equivalente a "pílula do dia seguinte" para evitar contaminação por HIV.

O tratamento consiste basicamente em tomar três comprimidos ao dia durante 28 dias com acompanhamento. E o primeiro atendimento é de emergência no pronto-socorro do próprio Instituto.

A PEP pode ser solicitada em qualquer unidade de referência no tratamento de dst/aids no município de São Paulo. (Saiba mais acessando o link acima)


Nunca me considerei isento de me infectar por HIV, sempre tive meus testes em dia e me preveni. O problema é que recentemente tenho visto muito descuido e desinformação por parte da Comunidade Gay.

Segundo o site do PEP ainda somos considerados grupo de risco, pela incidência de quase 10% de HIV entre os HSH (Homens que fazem Sexo com Homens).

E o que mais me assustou foi esse menino de 20 anos, tão novo, que se infectou aos 17 anos. Por isso faço minha contribuição para que nos informemos mais a respeito de prevenção ao HIV.

Cuidem-se sempre e compartilhem essa informação com os seus amigos. O HIV existe e ainda não temos a cura, mas temos vários recursos para prevenção."

Recado dado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário